topo
linha2


Fotogaleria
 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

» Home » Eventos » Sociais » Angariação de fundos na Casa da Madeira

 

Angariação de fundos na Casa da Madeira

Textos e Fotos de: Carlos Morgadinho
Adiaspora.com

Festa de angariação de fundos na Casa da Madeira, no passado domingo, dia 7, pelas 13 horas, cuja receita reverterá para as obras de reconstrução da capelinha centenária da Imaculada Conceição, no lugar das Babosas, no Monte, na Ilha da Madeira. Esta capela foi totalmente destruída pelo temporal que assolou aquela região insular no dia 20 de Fevereiro de 2010. Daquele templo, após o temporal, apenas restou a Imagem da Padroeira e um crucifixo.

A diretora desta Casa Comunitária, a Suzi Freitas, apresentou um vídeo,  um excelente trabalho de compilação, sobre a capelinha, antes e depois da destruição, bem como a exortação do seu pároco destinado à diáspora madeirense para que esta, e não só, ajudasse na recuperação da capelinha.

Num breve historial sobre este templo, deve-se ao facto de no dia 8 de Dezembro de 1854 o Papa Pio IX instituiu o dogma da Imaculada Conceição ato que mais tarde, em 9 de Outubro de 1904 foi comemorado solenemente na Madeira tendo na Santa Missa campal celebrada nesse dia, no Monte nascido a ideia de se construir uma capela em prol dessa devoção. A primeira pedra foi lançada em 1906 e, com doações várias, dos quais da própria rainha D. Amélia, que visitara o Monte em 1901. No final desse ano as obras terminaram e o templo foi finalmente aberto aos fiéis. Esta pequena capela estava localizada  numa sucessão de degraus e ficou a ser conhecida pelo nome do largo romântico onde foi construída, o Largo das Babosas.  Este local possui uma maravilhosa panorâmica sobre a Ribeira de João Gomes. A Capela estava equipada com uma pia de água benta, totalmente em mármore, e era completada com uma excelente coleção de quatro vitrais do mestre Ricardo Leone.

A tarde foi completada, depois dum almoço tipo bufete, com música de dança e karaoke pelo DJ Jordão.

Não sabemos, até ao  momento da nossa saída daquela prestigiosa agremiação cultural da nossa comunidade, o  montante recolhido pois o MC da tarde, José Mário Coelho, tinha também  angariado previamente dádivas destinadas para as futuras obras as quais seriam adicionadas à coleta daquela tarde.

Uma festa bem organizada e animada para uma causa nobre em marcha.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007